top of page

Intervenção EM GRUPO

Psicoterapia de Grupo

O que são? / Vantagens: Os grupos psicoterapêuticos são grupos constituídos por no máximo 8 elementos, onde cada pessoa faz a sua terapia individual através do grupo. As vantagens centram-se na multiplicidade e diversidade de experiências geradas dentro do grupo. Uma outra grande vantagem destes grupos psicoterapêuticos é a sua rede de suporte emocional. O custo reduzido é também outro fator de grande importância para que se opte por este tipo de psicoterapia.

 



Objetivo: Promover o autoconhecimento, o fortalecimento da esperança e do otimismo, aumentar a rede de suporte social, permitir explorar novos comportamentos, a descentração e o “empowerment”, o desenvolvimento de competências sociais através da promoção de uma interação genuína com os outros, aprendizagem vicariante (por observação). Promover a “experiência emocional corretiva” num contexto protegido, a coesão grupal e os conflitos. Facilitar a expressão emocional através da libertação de tensões físicas e emocionais. Proporcionar um sentido existencial na vida e na morte, na universalidade da condição humana.

GRUPOS PSICOTERAPÊUTICOS

Regras dos Grupos: Os grupos psicoterapêuticos têm algumas regras claras e centram-se no princípio da confidencialidade. Assim, o que é partilhado no grupo permanece no grupo. O grupo deve comportar no mínimo 4 pessoas e no máximo 8. Podem ser divididos em áreas temáticas. Os trabalhos em grupo são regidos pelo mesmo código de ética da psicoterapia individual.

bottom of page