top of page

PERGUNTAS FREQUENTES

Como posso ter a certeza que uma pessoa é mesmo psicólogo(a)?
Para o exercício da psicologia, em Portugal, é obrigatório o(a) psicólogo(a) estar inscrito(a) na Ordem dos Psicólogos Portugueses e possuir Cédula Profissional. A cédula é um documento com elementos únicos e intransmissíveis, que identificam o(a) profissional, nomeadamente: número de cédula, nome completo e nome profissional. Pode confirmar no site da OPP a inscrição de um/a psicólogo/a na Ordem.

Em que é que um psicólogo é diferente de um médico psiquiatra?
O psicólogo não é médico. O psicólogo tem um tipo de intervenção diferente da de um psiquiatra, nomeadamente: técnicas de diagnóstico próprias, instrumentos de avaliação próprios, e uma intervenção centrada na relação terapêutica, não receitando qualquer tipo de medicamentos. A psicologia acompanha diversos tipos de problema, independentemente da origem ser fisiológica/orgânica, existencial, traumática (...) é uma ciência, que utiliza o método científico, técnicas próprias, sem recorrer a medicação, com psicopatologias devidamente diagnosticáveis, em que as perturbações são avaliadas através de instrumentos previamente validados, específicos e mensuráveis, e intervencionadas através de técnicas validadas cientificamente. A intervenção é sempre feita com base em pressupostos científicos, independentemente da perturbação ou da fase de vida específica (ou episódio isolado) pela qual a pessoa está atualmente a atravessar. Qualquer pessoa sem nenhuma perturbação diagnosticada poderá beneficiar de uma intervenção psicológica aumentando o conhecimento de si própria ou trabalhando qualquer tipo de questões vivenciais (existenciais).

Sempre que são aplicadas provas de avaliação por parte de um psicólogo, o resultado das mesmas é confidencial?
Os resultados da aplicação de provas de avaliação psicológicas são propriedade do cliente. O ideal será que o cliente tenha acesso aos mesmos através do psicólogo ou de outro por si indicado, no sentido de evitar más interpretações.

 

Quanto tempo demora um acompanhamento psicológico?
O tempo de acompanhamento psicológico depende do problema que está a ser tratado, não havendo, por isso, um tempo mínimo e máximo estabelecido, mas será uma questão que pode e deve ser discutida com o seu psicólogo.

Os pais/cuidadores devem ou não estar presentes nas consultas de psicologia do filho/criança ao seu cuidado?
Depende da situação. O psicólogo deve usar o seu julgamento profissional para salvaguardar a confidencialidade dos dados que lhe são fornecidos durante a consulta. No entanto, não deve impedir, aos pais/cuidadores, o acesso a dados fundamentais que promovam a melhoria da qualidade de vida da criança.


Informação oficial da área de apoio ao utente da
Ordem  dos Psicólogos Portugueses (OPP)

bottom of page