Dra. Alexandra Seabra
Nota biográfica
-
Licenciou-se pelo ISPA na área de Psicologia Clínica em 1992.
-
Mestrado em Psicologia da Saúde, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada em Junho de 2000.
-
Doutoramento em Saúde Mental na Faculdade de Medicina do Porto e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Sob a orientação do Professor Doutor Carlos Farate, realiza o estudo “Síndrome de Burnout e a Depressão no Contexto da Saúde Ocupacional”, que é discutida e aceite por unanimidade em 2009.
-
Entre 1989 e 1995 trabalhou no Hospital de Santa Maria no Serviço de Psicologia Médica e Serviço de Imuno-Deprimidos da SIDA.
-
Entre 1991 e 1995 trabalhou na Consulta de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Centro de Saúde da Lapa.
-
Inserida na equipa, participou na formação e implementação do Centro Drop-In onde realizou aconselhamento a prostitutas no Intendente.
-
Até 1995 fez parte da equipa da Liga Portuguesa Contra a SIDA.
-
Em 1995, inicia atividades no Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, antigo Sanatório do Barro, em Torres Vedras.
-
Em 2002, com a criação do Centro Hospitalar de Torres Vedras, foi nomeada para coordenar e implementar o Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar de Torres Vedras onde coordenou e dinamizou vários projetos de apoio aos Serviços de Internamento, Urgência, ambulatório, grupos de trabalho, formação e investigação.
-
Em Outubro de 2012, é criado o Centro Hospitalar do Oeste, com a unificação do Centro Hospitalar de Torres Vedras e o Centro Hospitalar do Oeste Norte, estando de momento a reavaliar a atividade profissional e gestão dos recursos existentes, de forma a melhorar a qualidade dos cuidados prestados face à nova realidade.
-
Em Junho de 1997 realiza em Coimbra a discussão curricular para grau de Assistente da Carreira de Técnico Superior de Saúde, ramo de Psicologia Clínica.
-
Em 2006, realiza a sua discussão curricular para o grau de Assistente Principal da Carreira de Técnico Superior de Saúde – Ramo de psicologia Clínica.
-
Em Outubro de 1997, foi selecionada para Assistente a lecionar a cadeira anual de Métodos de Intervenção Individual e em 2002 a cadeira de Métodos de
Intervenção Grupal do 3ºAno do Curso de Psicologia da Universidade Independente.
-
Orientou estágios curriculares e Teses de Monografias na área da Psicologia da Saúde e de Psicologia Clínica.
-
Em 2003, é Certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, com o Certificado de Aptidão Profissional. Este Certificado ficou automaticamente renovado com a Portaria Nº 994/de 2010, de 29 de Setembro.
-
Tem recebido e orientado estágios curriculares de várias Universidades e Institutos, estágios do PRODEP, estágios profissionais pelo Centro de Emprego, estágios Profissionais da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde do ramo de Psicologia Clínica e estágios da Ordem de Psicólogos. Fez ainda parte de Júri, como arguente ou orientadora, em múltiplas defesas de Monografias e de Dissertação de Mestrados, de vários Institutos e Universidades e Júri de concursos públicos, internos e externos.
-
Lecionou diferentes módulos de várias Pós Graduações.
-
Em Janeiro de 2009, é requisitada pela Policia de Segurança Pública, para inserir a equipa da Divisão de Psicologia da PSP, em Belas, onde coordenou as áreas de recrutamento e seleção, e criminal em articulação com a área de clínica.
-
Em Janeiro de 2010, regressou ao Centro Hospitalar de Torres Vedras, por questões legais, realizando novo levantamento de necessidades do Serviço e dos projetos implementados, para adequar e melhorar a qualidade da prestação de serviços.
-
Para além dos Projetos existentes, Coordena o Grupo de Trabalho da Violência e dos Maus-Tratos da área de influência do CHTV, implementou a Consulta de Psicologia Oncológica e o Rastreio em Saúde Mental nos profissionais de saúde, com o Serviço de Saúde Ocupacional.
-
Em Outubro de 2012, na unificação com o Centro Hospitalar do Oeste Norte, foi nomeada a 1 de Abril de 2014 para a Coordenação do Serviço de Psicologia Clínica do CHO, encontra-se na fase de estabelecimento de contactos e levantamento de necessidades para implementar a sua Missão e uniformizar normas de actuação.